segunda-feira, 12 de março de 2012

PLANO DE AULAS 6 º ANO


Escola Municipal Constancia de Moraes
Maurilândia do Tocantins – TO
Professor: Jose Raimundo Barbosa da Silva
Rua Araguaia nº 14
Fone (63) 3380-1223 ou 9948-6057
Plano de aulas Geografia 2012

PLANO DE AULAS GEOGRAFIA 6º ANO “A”
PLANO ANUAL

Justificativa

Sabemos que a geografia tem se tornado muito necessária no atual momento, pois através dela é que podem ser feitos planejamentos principalmente nas áreas de: planejamento urbano-regional, agrário e ambiental, gestão, consultoria e pesquisa.
 O geógrafo atua, portanto, na delimitação e produção do espaço gerador das relações sociais e econômicas. Analisando a complexidade das inter-relações homem/meio, propondo soluções para os problemas decorrentes da localização geográfica e das alterações ocorridas no quadro natural.
Como não podemos dissociar o conteúdo ambiental do geográfico, hoje o universo de trabalho do geógrafo está se ampliando, pois as questões ambientais passaram a ser de interesse social, econômico, político e institucional.
Portanto discutir o ensino de Geografia no Ensino Fundamental no que se refere ao entendimento do espaço geográfico, meio ambiente, paisagem e sociedade. E muito importância, no atual período de globalização as escalas não se apresentam dispostas linear e independentemente, ou seja, a casa, a rua, o quarteirão, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente e por fim o mundo.
“A geografia é uma disciplina que propicia à reflexão de determinados aspectos que a maioria da sociedade prefere ignorar como: preconceito com relação a minorias étnicas (negros, índios e outros), à mulher, ao menor, as profissões manuais e ao subemprego, consideradas “inferiores”. Todas estas questões precisam  ser redimensionadas, mas, como muitos preferem esconder o problema a enfrentá-lo, procura minimizar a geografia, ou seja, minimizar a história, o homem, sua capacidade, sua necessidade e sua potencialidade.
“O conhecimento geográfico atualmente deve responder as exigências da sociedade contemporânea, possibilitando ao educando a aquisição de conhecimentos mais aprofundados dessa ciência promovendo uma formação crítica do aluno frente ao mundo.”

Objetivos Gerais
ü Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;

ü Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;

Eixos:
ü Espaço geográfico – meio ambiente paisagem e sociedade.

Competência
ü Reconhecer e utilizar-se da geografia como ciência que contribui para a formação da cidadania, compreendendo: as relações entre natureza e sociedade, o papel do homem enquanto ator e construtor do espaço, bem como a importância da preservação/conservação do meio ambiente para continuidade da vida
ü Reconhecer e utilizar-se da geografia como ciência que contribui para a formação da cidadania, compreendendo: as relações entre natureza e sociedade, o papel do homem enquanto ator e construtor do espaço, bem como a importância da preservação/conservação do meio ambiente para continuidade da vida
ü  Compreender a importância do uso sustentável da água e do solo, adotando atitudes de preservação dos recursos naturais como alternativas para restauração do ambiente.




Habilidades
ü Identificar a Geografia como ciência, sua finalidade e sua contribuição para formação da cidadania     no estudo das sociedades.
ü  Identificar o espaço geográfico como principal objeto de estudo da Geografia.
ü  Reconhecer-se como indivíduo e parte integrante de um grupo social
ü Saber observar como sua comunidade lida com as transformações Naturais, econômicas e sociais.
ü  Utilizar a observação e a descrição para identificar diferentes paisagens a partir da paisagem local      e se localizar a partir de referenciais espaciais e temporais

ü Perceber que a forma de organização da vida em sociedade favorece a construção de diferentes espaços geográficos.
ü Conhecer e identificar como as paisagens, os lugares e os territórios se constrói no espaço geográfico, a fim de estabelecer suas particularidades e correlações.
ü  Reconhecer e utilizar-se da cartografia como um importante instrumento na identificação e localização dos lugares e do mundo.
ü Comparar os diversos tipos de mapas, observarem as escalas cartográficas e utilizar o conceito de fusos horários, como forma de entender os fenômenos sócios ambientais brasileiros.
ü Conhecer a estrutura e dinâmica da Terra
ü Compreender a dinâmica dos fenômenos: tectonismo e vulcanismo na formação e modificação do espaço geográfico.
ü Perceber a importância do conhecimento geográfico nas políticas de conservação e preservação do meio ambiente.
ü Entender o processo de evolução dos modos de produção, do artesanato a indústria moderna

ü Identificar as transformações ocorridas no campo por meio da Modernização agrícola.
ü Perceber a importância dos meios de transporte e comunicação como mecanismo de relação internacional.
ü Analisar os problemas vivenciados pelos pequenos e médios produtores, enfatizando a questão dos sem terra, frente aos movimentos de reforma agrária.
ü Entender o ciclo da água e sua importância para manutenção da vida. Reconhecer a importância da conservação/ preservação dos recursos hídricos para manutenção da vida


Conteúdos mínimos:
ü Geografia física e espaço geográfico
ü Geografia Humana e Espaço Geografia
ü Noções de lugar, tempo e espaço
ü Espaço, Sociedade e Cidadania
ü O estado e o município onde vive (Tocantins)
ü As diferentes formas de agrupamentos sociais
ü Espaço, Sociedade e Cidadania.
ü Sociedade tecnológica e natureza
ü As sociedades se organizam e produzem os seus espaços (rural e urbano
ü Os setores econômicos (primário secundário e terciário).
ü Aspectos físicos e sociais do Tocantins.
ü Paisagens naturais e Artificiais
ü A ocupação dos espaços:
ü Sociedades e culturas.
ü As várias maneiras de representar o espaço:
ü Cartografia
ü Estrutura interna e externa da Terra “biosfera”
ü Tectonismo e vulcanismo
ü Geografia e meio ambiente.
ü Os modos de produção
ü Os modos de produção Os meios de transporte, comunicação e comércio (nacional e internacional).
ü  A Terra como forma de poder – Movimentos dos atingidos por barragens.
ü O MST – Movimento dos Sem Terras no Brasil
Comissão pastoral da terra (CPT)


Recurso
ü   Caderno,
ü   Lápis preto,
ü   Caneta,
ü   Quadro giz
ü   Máquina fotográfica
ü   Computador
ü   Data show
ü   Televisão
ü   Vídeo
ü   Livro didático
ü   Laboratório de informática
ü   Papel madeira
ü   Cartolina
ü   Papel A4

Metodologia
As aulas serão desenvolvidas na sua maioria das vozes, de forma verbal onde os alunos vão usar o seu próprio livro didático, sendo sua principal fonte de pesquisa alem disso, será utilizado quadro giz como complementação de informação. A cada inicio do estudo do conteúdo iniciaremos sempre com uma leitura oral e em seguida passaremos para um breve debate sobre o assunto, a fim de perceber e aproveitar o que os alunos já sabem. De acordo aos debates o professor vai registrando no quadro giz as partes (falas) mais importantes a fim de aproveitar a discussão geral do assunto.

ü  Caderno, caneta e Lápis: Serão utilizados para registrar todas as atividades escritas no quadro giz. E também para anotação.

ü Quadro giz: O quando giz será utilizado na sua maioria na copia de exercícios ou atividades proposta pelo livro didático ou criada pelo próprio professor.

ü Maquina fotográfica: Serão utilizadas para registra trabalho de campo e de classe com imagens.

ü Computador: Será utilizado como fonte de pesquisa para conteúdos e trabalhos de classe,

ü Data show: Será utilizado para, trabalha os pontos mais importantes dos textos;

ü Televisão e vídeo: Serão utilizados na exibição de filmes ou documentário, que venha retratar o que estamos trabalhando em sala de aula.

ü Livro didático: Os conteúdos retirados do livro didático baseando-se sempre na grade curricular.

ü Laboratório de informática: O laboratório de informática se tornará outra fonte de pesquisa, onde será utilizado de acordo à necessidade e disponibilidade do laboratório e do próprio conteúdo trabalhado em sala de aula.

ü Cartolina e Papel madeira: Será utilizado em trabalhos, e para confeccionar cartaz;

ü Papel A4: Será utilizado no desenvolvimento de trabalhos avaliações ou em qualquer outra atividade que o professor julgar necessário o uso desse material.

Todos os conteúdos estudados serão explicados, revisados quantas vezes for necessária de acordo a necessidade dos alunos, alem disso, a cada conteúdo será apresentado um exercício de fixação.
No final de todos os bimestres será desenvolvido um trabalho geral, aonde os alunos vão mostra seus conhecimentos sobre os conteúdos expostos.
Avaliação
Avaliação se dará de forma continua valorizando os conhecimentos já vivenciados em outros espaços educativos, assim como a convivência, participação e desempenho das atividades levando em conta as competências e habilidades de cada conteúdo. Alem disso será, aplicados trabalhos em grupos, avaliação individual e trabalho de pesquisa.

Referencial Bibliográfico

Adas, Melhem geografia /Melhem Adas. – 5. Ed – são Paulo: moderna 2006
 Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD Projeto BRA 95/014
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO
Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação FNDE
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf

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