Escola Municipal
Constancia de Moraes
Maurilândia do
Tocantins – TO
Professor: Jose
Raimundo Barbosa da Silva
Email- jr.bs2009@hotmail.com ou jr.bs@bol.com.br
Fone (63) 3380-1223
ou 9948-6057
Plano de aulas
Geografia 2012
PLANO DE
AULAS GEOGRAFIA 6º ANO “A”
PLANO ANUAL
Justificativa
Sabemos que a geografia tem se tornado muito necessária no
atual momento, pois através dela é que podem ser feitos planejamentos
principalmente nas áreas de: planejamento urbano-regional, agrário e ambiental,
gestão, consultoria e pesquisa.
O geógrafo atua,
portanto, na delimitação e produção do espaço gerador das relações sociais e
econômicas. Analisando a complexidade das inter-relações homem/meio, propondo
soluções para os problemas decorrentes da localização geográfica e das
alterações ocorridas no quadro natural.
Como não podemos dissociar o conteúdo ambiental do geográfico, hoje o universo de trabalho do geógrafo está se ampliando, pois as questões ambientais passaram a ser de interesse social, econômico, político e institucional.
Como não podemos dissociar o conteúdo ambiental do geográfico, hoje o universo de trabalho do geógrafo está se ampliando, pois as questões ambientais passaram a ser de interesse social, econômico, político e institucional.
Portanto discutir o ensino de Geografia no Ensino Fundamental
no que se refere ao entendimento do espaço geográfico, meio ambiente, paisagem
e sociedade. E muito importância, no atual período de globalização as escalas
não se apresentam dispostas linear e independentemente, ou seja, a casa, a rua,
o quarteirão, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente e por fim o
mundo.
“A geografia é uma disciplina que propicia à
reflexão de determinados aspectos que a maioria da sociedade prefere ignorar
como: preconceito com relação a minorias étnicas (negros, índios e outros), à
mulher, ao menor, as profissões manuais e ao subemprego, consideradas
“inferiores”. Todas estas questões precisam
ser redimensionadas, mas, como muitos preferem esconder o problema a
enfrentá-lo, procura minimizar a geografia, ou seja, minimizar a história, o
homem, sua capacidade, sua necessidade e sua potencialidade.
“O conhecimento geográfico atualmente deve
responder as exigências da sociedade contemporânea, possibilitando ao educando
a aquisição de conhecimentos mais aprofundados dessa ciência promovendo uma
formação crítica do aluno frente ao mundo.”
Objetivos
Gerais
ü
Conhecer a
organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas
múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua
construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;
ü
Identificar e
avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes
espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma
participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;
Eixos:
ü Espaço geográfico – meio ambiente paisagem e sociedade.
Competência
ü Reconhecer
e utilizar-se da geografia como ciência que contribui para a formação da
cidadania, compreendendo: as relações entre natureza e sociedade, o papel do
homem enquanto ator e construtor do espaço, bem como a importância da
preservação/conservação do meio ambiente para continuidade da vida
ü Reconhecer
e utilizar-se da geografia como ciência que contribui para a formação da
cidadania, compreendendo: as relações entre natureza e sociedade, o papel do
homem enquanto ator e construtor do espaço, bem como a importância da
preservação/conservação do meio ambiente para continuidade da vida
ü Compreender a importância do uso sustentável
da água e do solo, adotando atitudes de preservação dos recursos naturais como
alternativas para restauração do ambiente.
Habilidades
ü Identificar
a Geografia como ciência, sua finalidade e sua contribuição para formação da
cidadania no estudo das sociedades.
ü Identificar o espaço geográfico como principal
objeto de estudo da Geografia.
ü Reconhecer-se como indivíduo e parte
integrante de um grupo social
ü Saber
observar como sua comunidade lida com as transformações Naturais, econômicas e
sociais.
ü Utilizar a observação e a descrição para
identificar diferentes paisagens a partir da paisagem local e se localizar a partir de referenciais
espaciais e temporais
ü Perceber
que a forma de organização da vida em sociedade favorece a construção de
diferentes espaços geográficos.
ü Conhecer
e identificar como as paisagens, os lugares e os territórios se constrói no
espaço geográfico, a fim de estabelecer suas particularidades e correlações.
ü Reconhecer e utilizar-se da cartografia como
um importante instrumento na identificação e localização dos lugares e do
mundo.
ü Comparar
os diversos tipos de mapas, observarem as escalas cartográficas e utilizar o
conceito de fusos horários, como forma de entender os fenômenos sócios
ambientais brasileiros.
ü Conhecer
a estrutura e dinâmica da Terra
ü Compreender
a dinâmica dos fenômenos: tectonismo e vulcanismo na formação e modificação do
espaço geográfico.
ü Perceber
a importância do conhecimento geográfico nas políticas de conservação e
preservação do meio ambiente.
ü Entender
o processo de evolução dos modos de produção, do artesanato a indústria moderna
ü Identificar as transformações ocorridas no campo por meio
da Modernização agrícola.
ü Perceber a importância dos meios de transporte e
comunicação como mecanismo de relação internacional.
ü Analisar os problemas vivenciados pelos pequenos e médios
produtores, enfatizando a questão dos sem terra, frente aos movimentos de
reforma agrária.
ü Entender o ciclo da água e sua importância para manutenção
da vida. Reconhecer a importância da conservação/ preservação dos recursos
hídricos para manutenção da vida
|
Conteúdos
mínimos:
ü Geografia física e espaço geográfico
ü Geografia Humana e Espaço Geografia
ü Noções de
lugar, tempo e espaço
ü Espaço,
Sociedade e Cidadania
ü O estado e o município onde vive (Tocantins)
ü As diferentes formas de agrupamentos sociais
ü Espaço, Sociedade e Cidadania.
ü Sociedade tecnológica e natureza
ü As sociedades se organizam e produzem os seus espaços (rural
e urbano
ü Os setores econômicos (primário secundário e terciário).
ü Aspectos físicos e sociais do Tocantins.
ü Paisagens naturais e Artificiais
ü A ocupação dos espaços:
ü Sociedades e culturas.
ü As várias maneiras de representar o espaço:
ü Cartografia
ü Estrutura interna e externa da Terra “biosfera”
ü Tectonismo e vulcanismo
ü Geografia e meio ambiente.
ü Os modos de produção
ü Os modos de produção Os meios de transporte, comunicação e
comércio (nacional e internacional).
ü A Terra como forma de
poder – Movimentos dos atingidos por barragens.
ü O MST – Movimento dos Sem Terras no Brasil
Comissão pastoral da terra (CPT)
Recurso
ü
Caderno,
ü
Lápis preto,
ü
Caneta,
ü
Quadro giz
ü
Máquina fotográfica
ü
Computador
ü
Data show
ü
Televisão
ü
Vídeo
ü
Livro didático
ü
Laboratório de informática
ü
Papel madeira
ü
Cartolina
ü
Papel A4
Metodologia
As aulas serão desenvolvidas na sua maioria das vozes, de
forma verbal onde os alunos vão usar o seu próprio livro didático, sendo sua
principal fonte de pesquisa alem disso, será utilizado quadro giz como
complementação de informação. A cada inicio do estudo do conteúdo iniciaremos
sempre com uma leitura oral e em seguida passaremos para um breve debate sobre
o assunto, a fim de perceber e aproveitar o que os alunos já sabem. De acordo
aos debates o professor vai registrando no quadro giz as partes (falas) mais
importantes a fim de aproveitar a discussão geral do assunto.
ü Caderno, caneta e Lápis: Serão utilizados para registrar todas as atividades
escritas no quadro giz. E também para anotação.
ü
Quadro giz: O quando giz será utilizado
na sua maioria na copia de exercícios ou atividades proposta pelo livro
didático ou criada pelo próprio professor.
ü
Maquina fotográfica: Serão utilizadas para registra
trabalho de campo e de classe com imagens.
ü
Computador: Será utilizado como fonte de
pesquisa para conteúdos e trabalhos de classe,
ü
Data show: Será utilizado para,
trabalha os pontos mais importantes dos textos;
ü
Televisão e vídeo: Serão utilizados na exibição
de filmes ou documentário, que venha retratar o que estamos trabalhando em sala
de aula.
ü
Livro didático: Os conteúdos retirados do
livro didático baseando-se sempre na grade curricular.
ü
Laboratório de informática: O laboratório de informática
se tornará outra fonte de pesquisa, onde será utilizado de acordo à necessidade
e disponibilidade do laboratório e do próprio conteúdo trabalhado em sala de
aula.
ü
Cartolina e Papel madeira: Será utilizado em trabalhos, e para confeccionar cartaz;
ü
Papel A4: Será utilizado no
desenvolvimento de trabalhos avaliações ou em qualquer outra atividade que o
professor julgar necessário o uso desse material.
Todos os conteúdos estudados serão explicados, revisados quantas vezes
for necessária de acordo a necessidade dos alunos, alem disso, a cada conteúdo
será apresentado um exercício de fixação.
No final de todos os bimestres será desenvolvido um trabalho geral, aonde
os alunos vão mostra seus conhecimentos sobre os conteúdos expostos.
Avaliação
Avaliação se dará de forma continua valorizando os conhecimentos já vivenciados
em outros espaços educativos, assim como a convivência, participação e
desempenho das atividades levando em conta as competências e habilidades de
cada conteúdo. Alem disso será, aplicados trabalhos em grupos, avaliação
individual e trabalho de pesquisa.
Referencial
Bibliográfico
Adas, Melhem
geografia /Melhem Adas. – 5. Ed – são Paulo: moderna 2006
Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento – PNUD Projeto BRA 95/014
Organização das
Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO
Fundo Nacional do
Desenvolvimento da Educação FNDE
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf
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